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TELEFONIA E PABX

Como o PABX pode ser útil para o negócio?

Você já se perguntou como funciona a ligação entre os ramais de uma mesma empresa? Saiba que a coordenação dessa comunicação é feita pelo sistema PABX, uma das tecnologias mais importantes e funcionais para a operação da telefonia nas organizações. E, embora não seja uma novidade, o PABX continua evoluindo a cada dia, agregando valor às empresas que optam por ele, como é o caso da central telefônica digital.

O sistema integra todos os telefones da empresa, criando uma rede de ramais que facilita a comunicação entre os funcionários. Isso traz maior dinamismo, redução de custos e agilidade nas interações laborais.

Ele também permite que sejam realizadas reuniões a distância entre várias equipes, interligando profissionais de áreas estratégicas e permitindo agilidade nos projetos da sua empresa.

E não é apenas isso: ainda existem várias outras funções que o PABX pode oferecer ao seu negócio. É possível, por exemplo, programá-lo para bloquear chamadas para determinados números. Se você tem um plano de celulares corporativos, pode realizar o bloqueio das ligações de fixo para celular, que custam mais caro e oneram a sua conta de telefone.

Outra possibilidade é a de mapear todos os ramais e conceder permissões individuais para os funcionários, dependendo da necessidade e da posição estratégica de cada um. Dessa forma, você garante maior eficiência nas ligações externas e internas de cada colaborador.

Veja, abaixo, mais algumas funções dos sistemas atuais de PABX:

  • portabilidade: por meio de uma interface celular integrada ao PABX, é possível realizar ligações de telefone fixo para celular pagando o valor de ligações entre celulares da mesma operadora, com tarifas bastante reduzidas e, em muitos casos, com custo zero;

  • mobilidade: é possível instalar aplicativos que transformam o celular em um ramal móvel da empresa. Ou seja, se o profissional não estiver presente em seu local de trabalho, a chamada pode ser redirecionada para o seu smartphone;

  • tarifação: o sistema permite o gerenciamento dos gastos individuais de cada ramal da empresa;

  • produtividade: pode-se configurar softwares que otimizam ou automatizam atividades como a URA, gestão de atendimento, correio de voz, gravador de ligações e sistemas de redirecionamento de chamadas.

Existe mais de um tipo de PABX?

O PABX foi popularizado no mercado já no final da década de 70. Naturalmente, desde então, a tecnologia vem evoluindo a passos largos para trazer as melhores soluções, principalmente para os clientes corporativos.

Hoje em dia, é possível contratar os serviços de comunicação de 5 tipos diferentes de PABX. Conheça cada um deles:

  • PABX Analógico: é o tipo mais tradicional de PABX existente no mercado. Trata-se de uma central com circuitos e componentes analógicos, que recebe linhas convencionais por meio das operadoras de telefonia fixa. Trabalha com ramais simples e não dispõe de recursos mais avançados. Alguns podem trazer vantagens opcionais como o bloqueio de ligações e senha para a utilização de ramais;

  • PABX Digital: a sua principal vantagem em relação ao PABX analógico é permitir ligações com excelente qualidade de áudio, sem ruídos e com bom volume. Dispõe de discagem direta de ramal e entroncamento E1;

  • PABX VoIP: funciona como se fosse um servidor Proxy, possibilitando que as comunicações sejam feitas por um software instalado nos computadores da empresa. Para trabalhar com ele, é preciso fazer uma parceria com uma operadora VoIP;

  • PABX Híbrido: é o mais completo entre as opções. Esse PABX reúne todas as vantagens das tecnologias analógica e digital, agregando também o VoIP. Permite interligar filiais sem qualquer custo adicional, possibilitando que as chamadas sejam feitas com valores mais baixos, dependendo de cada tipo de chamada.

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